As cooperativas estão crescendo, expandindo, e o que você tem feito para preparar a sua cultura e os líderes na curva da mudança?
Você precisa reconhecer os desafios que o seu time está enfrentando para ter um processo de transição eficiente.
Para te ajudar nesse processo, que tal utilizar a curva de transição de John Fisher, com as 10 fases do processo de mudança, à seu favor?
1. Ansiedade
Esse é o momento que o seu time tem o primeiro contato com a mudança a ser implementada e fica pensativo sobre a viabilidade desta mudança, começando a surgir as inseguranças e preocupações.
2. Motivação
Aqui as inseguranças e preocupações continuam mas a curiosidade motiva o time a tentar experimentar a novidade.
3. Dúvidas
É agora que surgem todas as dúvidas, que vão gerar uma resistência ao processo de mudança.
4/5. Medo e Fuga:
É normal o seu time sentir medo da mudança pois é uma forma de zelar e se proteger dos riscos, só que esse medo vai provocar no seu tive um comportamento de fuga.
6. Culpa
A reflexão que surge no processo de expansão também pode levar seus colaboradores a sentirem culpa pelas suas opiniões/modos de pensar e também pelos outros envolvidos no processo.
7. Crise
A incompatibilidade dos comportamentos e pensamentos que aparecem no novo modelo fazem o time ficar desmotivado e confuso, enfraquecendo a visão de futuro.
8. Conflitos
Em algum momento podem surgir confrontos, principalmente diante das dores, renúncias e sacrifícios exigidos para passar pela transição.
9. Aceitação
Cada um começa a se situar no seu papel e construir novos significados para a expansão. Agora há mais clareza e conforto.
10. Resultados
Chegou enfim o momento em que todos estão na mesma página, com o posicionamento alinhado e em um processo de fortalecimento da cultura.
E aí, a sua instituição está passando por alguma dessas fases?
Se sim, conta pra gente aqui nos comentários!
#AcelerandoaProsperidade#SevireProsperar#CurvadaTransformação