Código de ética Yassaka
1. Objetivo
Estabelecer diretrizes claras sobre como os colaboradores devem se portar e interagir, promovendo um ambiente de trabalho respeitoso, empático e cooperativo. Este Código de Ética é fundamental para definir e orientar a conduta, identidade organizacional e os princípios que orientam a condução das atividades na Yassaka.
2. Aplicação
Estende-se a todos os colaboradores do grupo Yassaka. Como colaboradores, entende-se os funcionários, estagiários, aprendizes, temporários, prestadores de serviços em atividade na empresa e fornecedores frequentes.
3. Referências
- Inclusão
- Diversidade
- Direitos Humanos
4. Definições
Este Código de Ética visa refletir o compromisso da Yassaka com valores fundamentais como respeito, empatia, integridade e responsabilidade, através do qual, a adesão a esses princípios contribui na criação de um ambiente de trabalho humano, ético e eficiente.
5. Propósito e Valores
Toda e qualquer atividade da Yassaka, tem como base o seu propósito e os seus valores. Estes, direcionam e explicitam o motivo de existir da empresa perante todos os envolvidos em seus processos, cadeia de valor e sociedade.
Nosso Propósito: Inspirar pessoas a servir e prosperar.
Nossos Valores: Arrojo, Fé, Honra, Inovação e Relacionamento.
6.Principios Orientadores
6.1 Respeito: Valoriza-se e respeita-se com igualdade todas as pessoas, independentemente de sua origem, raça, gênero, religião, orientação sexual,orientação política, idade ou habilidades. Trata-se todos com dignidade e respeito.
6.2 Integridade: Age-se com honestidade e transparência em todos os âmbitos que permeiam os negócios. Não são toleradas mentiras, fraudes, conflitos de interesse, qualquer forma de corrupção ou violação dos direitos humanos.
6.3 Ambiente de Trabalho Seguro: Mantem-se um ambiente de trabalho seguro e saudável, onde todos têm liberdade de trabalhar sem medo de assédio, discriminação ou retaliação.
6.4 Empatia e Inclusão: Promove-se a empatia e a inclusão no ambiente de trabalho. A empresa, através da área de Gestão de Pessoas e suas lideranças, é comprometida em ouvir e entender as perspectivas de cada membro da equipe e em criar um ambiente onde todos se sintam valorizados.
6.5 Desenvolvimento Profissional e Pessoal:Incentiva-se o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, oferecendo e apoiando oportunidades de aprendizado, aceleração da prosperidade e crescimento profissional.
6.6 Confidencialidade: Respeita-se a privacidade e a confidencialidade das informações de clientes, parceiros e colegas de trabalho. Não se dissemina informações sem autorização devida.
6.7 Responsabilidade Social: Contribui-se para a comunidade e o meio ambiente, buscando causar um impacto positivo por meio de ações voluntárias e práticas sustentáveis.
6.8 Comunicação Construtiva: Promove-se a comunicação aberta e construtiva na empresa, com liberdade de expressão e escuta ativa. Encoraja-se o diálogo honesto e respeitoso para resolver conflitos, visando a melhoria dos processos.
6.9 Responsabilidade Financeira: Gerenciam-se os recursos financeiros da empresa com responsabilidade, evoluindo para a sustentabilidade e o crescimento a longo prazo.
7. Compromissos
7.1 Compromisso da Empresa: As cláusulas deste Código de Ética serão tratadas de maneira séria e minuciosa.As consequências do não cumprimento ou execução incorreta dos princípios básicos, podem incluir medidas disciplinares, desde advertências até rescisão do contrato de trabalho, rescisão de contrato de prestação de serviços, interrupção de fornecimento, entre outros, dependendo da gravidade da infração.
7.2 Compromissos Individuais: Como colaborador da empresa, o compromisso deve ser:
- Seguir este Código de Ética em todas as interações e decisões.
- Denunciar nos canais formais qualquer comportamento antiético ou violação deste código.
- Promover um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso.
- Buscar continuamente maneiras de melhorar o desempenho ético e profissional.
8. Revisões e Atualizações
Na busca de equilíbrio e consenso sobre os principais valores que norteiam o grupo Yassaka, todos os colaboradores participam como co-construtores nas revisões e atualizações da carta de valores que ocorre anualmente nas dependências da empresa.
9. Canais de Denúncia
• Gestão de Pessoas Yassaka
• Liderança Yassaka
• Colegiado Yassaka
10. Publicação
Este documento tem validade a partir do momento de sua publicação e aceitação.